sexta-feira, 6 de abril de 2018

CASA DOS PAPÉIS-104: GRUPO ESCOLAR DE DOURADO-1933


GRUPO ESCOLAR DE DOURADO
FESTA DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO
- 1933 -
 
Um salão profusamente cheio de pessoas ansiosas pelo começo de alguma cousa agradável...um borborinho, fremente de vida e alegria - chilrear de andorinhas humanas; luzes...flores e vestes brancas, tão brancas e imaculadas como as almas infantis, musica alegre e buliçosa, acordando com o ambiente; palco ornamentado com "engenho e arte", e, nele, um conjunto representativo  de autoridades locais presidido pelo Dr. DOMINGOS FARO, inspetor escolar - eis o inicio da primeira parte do bem confeccionado programa da festa de encerramento do ano letivo, eis o inicio do fim do grande labor escolar em DOURADO.
A's 8 horas, em ponto, subiu o pano. O sr. presidente da sessão de colação de grau dos quartanistas, que se achava ladeado pelos senhores - RENATO PENTEADO, diretor do Grupo Escolar; OTHON VIEIRA, delegado de polícia e ARLINDO SOARES AZEVEDO, prefeito municipal, usando da palavra, logo após a subida do pano, disse, no seu estilo finamente elegante e atraente, que sentia duplo prazer em presidir aquela sessão-: por ver uma assistência tão formosa ali reunida, cuja presença patenteava o interesse que a obra educativa, desenvolvida nesta terra, merece de seu povo, e por ver, dirigindo a casa de ensino publico de DOURADO, pela primeira vez, um moço filho desta mesma terra, professor que se vem fazendo, no magistério, a golpe de dedicação e de trabalho, sempre escudado por um critério sadio e nobre. Formulando por fim, ligeiras considerações sobre a causa do ensino, tão bem defendida pelo atual diretor do nosso Grupo Escolar, o sr.inspetor deu a palavra ao paraninfo da turma - professor RENATO DE ARRUDA PENTEADO.
O paraninfo iniciou seu discurso, fazendo um apelo ao povo de DOURADO, para que haja, aqui, uma correlação estreita entre o lar e a escola, afim de que com um corpo docente devotado e são, como o que o Grupo possue, e um inspetor de mérito incontestável e digno de admiração como o é o Dr. DOMINGOS FARO, seja garantido o êxito do ensino primário neste recanto do nosso glorioso Estado. O orador incitou o povo de seu torrão natal a prestar um apoio incondicional, franco e decisivo, ao Grupo Escolar, confiando na obra grandíloqua de sacrifícios dos mestres, para que, da ação conjunta do lar e da escola, se possa irradiar uma eficiência proveitosa para a instrução. Terminado este  apelo, que deixa exposta a dedicação arraigada do sr. diretor pela grandeza da escola, apelo que teve a felicidade de ser expresso em frases vestidas de um alto critério, o paraninfo dirigiu a palavra à turma dos diplomandos, alunos, no seu modo tão bonito de dizer, guiados mais pelo coração do que pelo regulamento interno do Grupo, agradecendo a fineza da escolha de sua pessoa para desempenhar tão significativa missão. Sua oração, neste momento, foi um verdadeiro hino de louvor ao cumprimento do dever; foi uma prece dirigida às crianças diplomadas, para que, cumprindo escrupulosamente com os seus deveres, possam, da sua correção, formar um baluarte inacessível à inveja, à calunia e à perfídia, que se abaterão em face de tão possante fortaleza, e que só poderão atingir os que na vida, deslisam, e que, consequentemente, descem no nível social.
O orador terminou seu discurso com o mesmo critério e ponderação do inicio, sendo muito aplaudido.
Houve, depois, a entrega dos diplomas, com ofertas de ramalhetes de flores, pelas alunas, ao quadro componente da presidência. Discursou, por esta ocasião, a representante dos diplomandos NADIR DE ALMEIDA SANTOS, que mimoseou o sr. diretor com uma formosa corbelha de flores, em nome de suas colegas. Logo após a entrega da corbelha, as alunas entoaram o hino de despedida, que foi muito apreciado.
O Sr. Prefeito Municipal pediu, então, a palavra, discorrendo sobre o valor precioso da instrução no progresso do Estado e da Pátria, e terminou saudando o Sr. inspetor, Sr. diretor, e professores do Grupo Escolar de Dourado.
A segunda parte da festa constou de diversos cantos, bailados, harmoniosos em o seu conjunto e muito bem ensaiados, e de diversas canções em solo ou em dueto, interpretadas com bastante sentimento. 
A canção "Serra da Mantiqueira", cantada com tão bela vibração por SILDE GENARI, é o soluço de mães amarguradas, enlutadas pela revolução e pelo cumprimento de um sacrossanto dever, mães representadas pela velha Mãe-Maria; é uma canção-magua adejando no espaço, enchendo as almas de recordações doridas; é a imagem do meu Brasil estraçalhado no que possuía de melhor, é o luto, a dôr, a saudade, tudo, tudo!`...É o sulco que os dias passados deixou marcado em nossa memoria.
"Chá Preto" foi uma interessante comédia, tendo-se salientado, pela naturalidade no dizer e nos gestos, a aluna BENEDITA DE OLIVEIRA.
A canção "De papo pr'o á" interpretada, gracilmente, por VANDA ARAUJO, esteve ótima.
A "Rede de Jatobá" encheu-nos o coração de uma saudade, mais indefinida ainda do que a própria saudade. Era o passado feliz e singelo evocado em toada merencorea, revivendo o próprio passado de cada um de nós..
Finalmente, o canto e bailado "As uiáras" esteve, sob todos pontos de vista, digno de admiração dos espectadores. E assim é que, sob o bailado ondulante e vaporoso de "As uiáras", ficaram as cinzas do ano letivo, extinto entre tanto cuidado, tanta afeição e tanto patriotismo, frutos do cumprimento reto do dever.
Parabéns às professoras organizadoras da bela festa de encerramento do ano letivo do Grupo Escolar de Dourado, e ao sr. diretor que, não só os alunos, como os seus auxiliares, soube guiar, mais pelo coração e pela educação esmerada, do que pelo regulamento interno do estabelecimento que tão bem dirige.
Linda de Chamonix
 
Jornal  "O DOURADO"-NUM.137-ANO VII-DOURADO, 3 DE DEZEMBRO DE 1933
-§§§§§§-
Em visita ao "Senador", localizamos só o Livro de Matrículas dos Alunos do 4º Masculino, do Ano Letivo de 1933. a seguir enumerados:  
01-AGENOR MARQUES BRAGUEZ
02-AMÉLIO MARTINS
03-ARLINDO EGYDIO GREGÓRIO
04-ARMANDO TAVANO
05-ATTILIO JACOBUCCI
06-CALIL CHAMAS
07-DOMINGOS PINHANELLI
08-EDUARDO MARQUES BRAGUEZ
09-EULER BUZÁ FARO
10-FRANCISCO AGNELLI
11-FRANCISCO PINHANELLI
12-IBRAIM ASSEF
13-JAYME CARDOSO DE TOLEDO
14-JOÃO FADUL
15-JOÃO DE OLIVEIRA BUZÁ
16-JOSÉ AGUILAR
17-JOSÉ CARLOS RODRIGUES COELHO
18-JOSÉ MESTRIN
19-LAUDELINO BALDIN
20-LUIZ DEL CIEL
21-LUIZ TONELLO
22-MARIO CARLOS RODRIGUES COELHO
23-MIGUEL COLAGROSSI
24-NESTOR PLACERES
25-NILO BERTOSSI
26-OCTAVIO GULLA
27-OSCAR CARDOSO
28-RUBENS PENTEADO
29-SANTOS ZANONI
30-WALTER GENARI
31-WILDE DE SOUSA MACEDO
32-WILSON TANURI
 
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário