quarta-feira, 4 de abril de 2018

CASA DOS PAPÉIS-103: NOSSO JORNAL - 1





A P R E S E N T A Ç Ã O
Aqui está nosso jornal !
Representa ele não só a concretização de um desejo acalentado de professores e alunos do nosso estabelecimento, como também, uma experiência nova no campo da divulgação cultural de Dourado.
O Ginásio, pela sua condição de escola oficial e primeiro órgão -  de difusão de ensino médio, tem uma importante missão a cumprir aqui na cidade, e deve por isso , exercer influência positiva no sentido de elevar o nível de cultura dos douradenses. Conta ele para isso, em primeiro lugar, com a qualidade de seu corpo docente. São sete professores efetivos e cinco interinos e substitutos que conseguiram  seu posto depois de cursos especializados e concursos que lhes deram um lastro de cultura suficiente para desempenharem o papel de educador onde quer que estejam.
Em segundo lugar, nosso ginásio caminha para o seu primeiro lustro de existência, tempo esse suficiente para receber e preparar quase uma centena de jovens para a vida. Durante quatro anos o aluno aqui permanece  e é influenciado por seus mestres, influência essa que vai refletir em sua personalidade. Se lhes fosse dado formar por si mesmos, jamais conseguiriam o preparo que têm ao receber o certificado de conclusão de seu curso.
Em terceiro lugar ainda, notamos que nossa escola não tem restringido sua influência às quatro paredes das salas de aula. É a Associação de Pais e Mestres que aos poucos vai se impondo em nosso meio.
É o Centro de Estudos que gradativamente vai ampliando sua ação cultural, artística e científica na cidade. São as atividades extras-curriculares das diversas cadeiras, através de estudos, pelas pesquisas, seminários e torneios, que desenvolvem no aluno o gosto pelos estudos, pelas pesquisas, pelo trabalho em cooperação. É a biblioteca que, através dos seus livros, amplia horizontes de conhecimento daqueles que a procuram. E agora é nosso jornal que quer fazer a sua parte nessa importante missão. Ele quer levar um pouco da nossa escola aos lares dos nossos alunos e daqueles que se interessam pela cultura do espírito. è preciso que Dourado tome conhecimento de tudo quanto o Ginásio está fazendo em beneficio de sua juventude.
Que este jornal firme sua existência entre nós e venha a se tornar o jornal dos douradenses também. Vamos Fazer dele, de fato, o NOSSO JORNAL.
L.A.FAUSTINI 
Diretora
-§§§§§§-
 
UM CORAL PARA DOURADO
 
Já foram veiculadas as noticias de que se pretende organizar um conjunto coral na cidade, para o que se espera a boa vontade da ilustre população local.
Entende-se por coral um grupo de pessoas que cantam em conjunto sob a direção de um regente.
Os participantes constituirão uma sociedade artística que se regerá por estatutos próprios.
O canto em conjunto não requere vozes de belos timbres, nem cultura musical, bastando para isso ter bom ouvido.
A "SOCIEDADE CORAL DOURADENSE" terá como sede o Ginásio, e será parte integrante do "CENTRO DE ESTUDOS". Seus ensaios se realizarão às 2ªs, 4ªs, e 6ªs feiras, com inicio às 20 hs. 
Necessitamos do apoio dos participantes e dos simpatizantes, que também serão sócios.
Em boa hora a musa nos inspirou suscitando-nos a ideia de tão feliz iniciativa.
Parece ser um acontecimento diferente para Dourado, pois é a primeira vez que se associa um pugilo de valorosos douradenses nesse gênero de arte, convictos do nobre dever de elevar o nível cultural da cidade, o seu bom nome e traduzir realmente o gosto artístico de sua gente.
Faremos apresentações nas cidades vizinhas como São Carlos< Araraquara, Rio Claro, Jaú etc.
É com expresso amor à arte e imbuído da maior boa vontade que lanço aqui um convite ao digo público.
PROF. ALCEU WEDEKIN TRINDADE
-§§§§§§-
 
 
 
-§§§§§§-
 
LA VOIX DE LA JEUNESSE
Página da Cadeira de Francês, sob a direção da prof.ª CÉLIA PEREIRA ARANHA RICARDO
 
A' ma mère chérie
Mère !...Le mot le plus doux de l'Univers!
Mère!...Um être que Dieu nous a donné, um étre tout fait de bonté et de tendresse...
Ma mère, dans ce jour consacré à toutes les mères du monde je vos remercie de tous les bienfàits que de toi j'ai reçus, de tous vos soins, de toutes vos caresses.
LUÍS ANTONIO BATISTA
(èléve de 3 ème)
-.-.-
ATTENTION!  DANGER
Etudiant! Prenez garde!
Est-ce que vous ne voyez cet autobus qui viente avec une vitesse incroya ble?
Prenez garde!
Dans les rues des grandes villes vous ne pouvez pas être distrait!
Voulez-vos done mourir écrasé par les lourdes roue d'une voiture?
TEREZA PAZIAN
(èléve de 3 éme)
-§§§§§§-
 
EXPOSIÇÃO
Para comemorar a data do Pan-Americanismo, realizou-se em Dourado, sob a orientação dos professores - JOSÉ ROBERTO PENSADO e MARIA MENEZES NEGRI, uma exposição de trabalhos de alunos do ginásio.
Constando de bonitos desenhos representando os trajes típicos dos diversos países americanos, foi essa exposição bastante concorrida e muito apreciada.
-§§§§§§-
 
ENGLISH CORNER
The city of New York
 
This is New York. New York is in the United States and also the largest city in the world.
There are many buildings there and also some of them are so high that they seem to touch the sky. People cal those buildings skyscrapers.
The highest and the most famous skyscraper in New York is the Empire State. It is also highest in the world.
The Empire State is situated on 34th Avenue, between 5th Avenue and Avenue of the Américas.
One of the most interesting places to see is the 5th Avenue. It is a famous avenue because of its wonderful shops. People of all the world go there and like to buy things in these stores.
In New York, we take subway to go from one place to another.
The centre of New York is on na island. called Manhattan, which is located between the Hudson and the East River.
One of the most beautiful and modern building in New York, is the building of the United Nations.
It is there that the representatives of all the Nations meet to discuss international problems.
If you go to the United States, don't forget to visit this beautiful skyscraper, which is in this wonderful city: NEW YORK.
SELMA MURBACH
4ª Série
-§§§§§§-
 
EXCURSÕES
Visando aliar o útil ao agradável, fez o nosso Ginásio, neste 1º semestre escolar, duas interessantes excursões. Na 1ª, à cidade de SÃO CARLOS, foram visitados diversos estabelecimentos de ensino, tais como: Escola Normal, Industrial, de Engenharia e de Educação Física. Na 2ª à FAZENDA SANTA CRUZ, os alunos da 2ª e 3ª série tomaram contacto com o vocabulário de francês e inglês, relativo à vida campestre, enquanto os da 4ª série ouviram as explicações de D. ADALGISA BUENO quanto ao material elétrico empregado numa linha de alta tensão que se está construindo na fazenda. Aos que nos acolheram com tanta gentileza, nossos agradecimentos.
-§§§§§§-
 
CENTRO DE ESTUDOS
Prosseguindo as atividades do Centro de Estudos de nosso Ginásio, proferiu o prof. ALCEU WEDEKIN TRINDADE, dia 1º de Maio, às 20 horas, uma palestra sobre "A ação da musica entre os povos primitivos".
Com linguagem clara e agradável, conseguiu o conferencista despertar o interesse de quanto tiveram o prazer de ouvi-lo.
Que o seu exemplo seja seguido não só pelos demais professores, mas também por todos aqueles que, na cidade de Dourado, sejam sensíveis aos prazeres do espírito. 
-§§§§§§-
 
COMEMORAÇÕES
Dando inicio ao ano letivo de 1957, proferiu a professora D. FREDA PERLA ROZENBERG, a 11 de Março, sua AULA INAUGURAL, que versou sobre o tema: "ORIGEM DA LINGUA INGLESA".
A 1º de Abril comemorou o Ginásio Estadual "Dr. Salles Júnior", o DIA PAN AMERICANO.
A 1º de Maio comemorou-se, em colaboração com o Grupo Escolar, o DIA DO TRABALHO, e no dia 11, com discursos, poesias e números de orfeão, num ambiente festivo e cordial, comemoramos o DIA DAS MÃES.
-§§§§§§-
 
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES
A 12 de Abril p.p., com a finalidade de apresentar aos senhores pais os novos professores do estabelecimento, e de receber como sócios os senhores pais dos novos alunos, promoveu a Associação de Pais e Mestres mais uma reunião.
No mês de Maio, novamente reunidos, debateram os senhores professores o problema das notas mensais.
Da discussão nasce a luz.
Esperamos que assim seja neste caso.
-§§§§§§-
 
GRÊMIO
Afim de eleger nova diretoria para o ano de 1957, realizou-se aos cinco dias do mês de Abril, em uma das dependências do Ginásio Estadual "Dr. Salles Júnior", a Eleição para o preenchimento de cargos.
Foram apresentadas duas chapas - "A DEMOCRÁTICA"  e "A REPUBLICANA". Teve inicio às 14,30 horas a votação, estando inscritos 114 eleitores. Após o encerramento da votação que se deu às 18,00 horas, verificou-se o comparecimento de 107 eleitores, com um índice excelente, mostrando assim o interesse entre os alunos.
Feita a apuração, verificou-se a vitória da chapa "DEMOCRÁTICA", assim constituída:
Presidente, CLOVIS MARCHI; Vice-Presidente, JOÃO BOSCO DOS SANTOS; 1º Secretário, JOÃO APARECIDO MUNHOZ; 2º, ADALGIZA GOMES; 1ºTesoureiro, NADIR PENHA; 2º, MARIA ANGELA CARDILLO; 1º Orador, JOSÉ AUGUSTO MACHADO; 2º, ANTONIO MUNHOZ FILHO.
Desejamos esperamos que a chapa vencedora trabalhe realmente.
-§§§§§§-
 
SOCIAIS
Aniversariantes de Maio:
dia 2, MARIA EUNICE MIRANDOLA
dia 9, AMILTON FERREIRA GOULART
dia 12, PÉRSIO APARECIDO DECICINO
dia 18, ANTONIO CARLOS D'ABRUZZO
dia 23, MARIA FRANHÃ
dia 23, SILVIA PEREIRA GONÇALVES
dia 25, Prof.ª D. CÉLIA P. RICARDO, catedrática de Francês
dia 27, ENÉRIA SILVANI
dia 29, NICOLINO JACOBUCCI NETO
dia 31, CARMEN D'ABRUZZO
Aos aniversariantes do mês de maio os nossos melhores votos de saúde, felicidade e abundantes bênçãos de Deus!
-§§§§§§-
 
DOAÇÃO À BIBLIOTECA
A Biblioteca de nosso Ginásio acaba de receber valiosíssima contribuição da turma de Licenciandos de 1956, orientados pela prof.ª THEREZA JOSEPHINA DOS REIS.
Cerca de 15 livros de autores selecionados, entregues à nossa Biblioteca em sessão solene, constituem um régio presente aos estudiosos desta casa de ensino.
Aos doadores a nossa melhor gratidão.
-§§§§§§- 
 
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS
OBS: Aceitamos doações de jornais de "DOURADO" ou mesmo cópias, em qualquer estado, para futuras postagens. Agradecemos.
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário