quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

CASA DOS PAPÉIS-94: HEBDOMADÁRIO DOURADENSE - VI


O   P R O G R E S S O
Critico, Humoristico, Litterário e Noticioso  <>  Propriedade de Jesuíno Buzembai
ANNO 1     |      DOURADO, 15 DE MAIO DE 1919    |       N.4
 
AS LAMPADAS NITROGENICAS
Quem haja que não goste de luz, luz e mais luz.
É sobre este magno assumpto que vimos de falar pela primeira vez fundamentando a insufficiencia desse conforto, em uma de nossas praças.
Esse serviço que está affecto a administração e fiscalização de nossa municipalidade, não deixa, em parte escapar um pouco ao communismo, que não deve existir quando se tem em mãos, os meios para fazel-o desapparecer.
O nosso jardim publico em frente a matriz nova, único ponto de nossas retretas domingueiras, resente-se, pela sua illuminação de ser distinguido pelo senhor prefeito mui solicito em se tratando de justas reclamações de natureza como é a que ora lha dirigimos. As lâmpadas ali installadas de alta potencia, já cahiram de uzo devido a sua pouca intensidade de brilho e com a particularidade. ainda a mais, de um pouco tempo, perder 80% de sua potencidade. 
A substituição das mesmas pelas modernas lâmpadas nitrogenicas de igual quantidade de vellas ou mesmo de mais, seria um acertado passo da nossa Prefeiura com a interferência de não precisar modificar a verba para esse fim, destinada nos orçamentos municipaes, pois, ellas são de muita economia.
Ahi fica pois registrada, a nossa lembrança em nome do Povo e da própria operosidade de nossa Camara, para, muito breve, vermos mais esse melhoramento.
_____________________________________________________________________________
 
Linhas para cosêr, bordar e para crochet macramé, brilhante, em meadas e novellos.
Vende-se a preços módicos no BAZAR AMERICANO de H.MONTANO
_____________________________________________________________________________

- FOOT-BALL -
Terça feira 13 do corrente feriu se um impolgante match de foot ball entre o OPERARIO CLUB desta cidade com o SPORT CLUB da visinha cidade de Ribeirão Bonito.
Os nossos visitantes e adversários, que, pelo trem da tarde foram condignamente recebidos e hospedados na acredictada PENSÃO BRANDÃO, não foram felizes,
As 4 1/2 horas da tarde precizamente deu se o inicio do jogo ante uma numerosa assistência de Exmas. famílias e populares que ansiosos esperavam o resultado do jogo.
Os nossos valentes adversários é digno de todos os ecomios.
Na sua primeira arremetida deu-nos a ideia de sahirem victoriosos, porem, os nossos playeres passados os primeiros momentos de comoção, que, quase sempre acontece, quando tem de medirem as suas forças, ficaram logo sem perca de tempo, senhores do campo e da tática até o final da esperada partida.
O resultado do jogo que nos deu a palma da victoria foi o seguinte:
Dourado, no primeiro tempo 1 goal.
R. Bonito, 0.
Dourado no segundo tempo: 1 goal.
R. Bonito, 0.
Como sempre acontece em as occasiões de festa deste gênero a petisada e algum elemento isolado subtrair os preconceitos de cevilisação que não estão no pensamento da maioria da população, os nossos visitantes não levarão em conta no que lhes poderiam ter desagradado.

QUEIXAS
Ao Senhor presidente do Club dos Operários participamos que quando houver necessidade de escolher um juiz para o campo, e, de todo necessário que a escolha recaia em pessoa que conheça perfeitamente todas as regras do jogo e que seja bastante justa. Porque, do contrario, torna-se uma verdadeira marafunda todo o campo. O juiz desconhece as mais elementares regras do jogo, começa a falar no campo, o que todo o mundo sabe, é cousa contra a regra do jogo e que não deixa de pertubar  o bom andamento do mesmo.
Os jogadores é que devem fazer os seus passes.
E farão tanto melhor quanto maior for o exercício que tiverem e quanto maior for a combinação entre os jogos dos diversos membros que compõe uma facção.
Tres goal foram feitos por meios lícitos e regulares, mas um diz-nos a nossa consciência que não podemos collocar na nossa caderneta.
E te saluto Caro Jovanne Presidente e Adio
CAPORETO
___________________________________________________________________________
  Bebam só TUPY
---------------------------------------------------------------------------------
MARCENARIA DOURADENSE - CAMILLO DE FRANCISCO
Nesta importante e bem montada marcenaria, com peritos officiaes, apromptam-se todo e qualquer 
serviço concernente à arte.  Trabalho de luxo e por preços módicos.
Rua Santos Dumont - DOURADO   
_____________________________________________________
NOTAS E INFORMAÇÕES
- Esteve nesta cidade o snr. ADOLPHO M. ALVES abastado lavrador neste município.
- Em visita a sua propriedade agrícola passou por esta cidade embarcando segunda-feira próxima passada para São Carlos o capitão DELFINO MARTINS DE C. PENTEADO.
- Regressou de Ponte Alta onde fora em visita a seus parentes o snr. JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO.
- De Rio Claro onde estivera a passeio regressou a semana passada o snr. BRAZILIO MACHADO.
- A serviço de sua profissão esteve nesta cidade a semana passada o distincto advogado snr. DR. AURELIO NEVES, muito estimado em nossa comarca.
- Embarcou com destino a Piracicaba o snr. JOÃO DE O. BORGES FILHO m.d. administrador da fazenda Santa Eliza, situada neste município e propriedade do snr. JOÃO DE O. BORGES.
- Esteve nesta cidade o snr. FRANCISCO M. BONILHA lavrador neste município.
- Mudar-se-á brevemente desta cidade para Santo Antônio da Figueira o snr. EUGENIO PEREIRA proprietário da acreditada PADARIA FRANCEZA.
 Ao que nos consta o snr . Eugenio Pereira vendeu a sua acreditada padaria ao snr. DIDINIO MENDONÇA e entregal-a-á no fim do corrente mez.
- A partida inaugural do "Club Litterario e Recreativo" a realizar-se em 13 do corrente, foi transferida devido ao infausto passamento do prof. Ramiro Braga, muito estimado em nosso meio. 
- Na ultima sessão ordinária da Camara Municipal foi discutido o pedido de um auxilio para a creação de um externato em nossa cidade. Sendo mesmo aprovado mas não averbado. 
- O snr. ANTONIO DE FRANCO não obteve ainda solução alguma a respeito da petição que fizera, aliaz muito justa, à nossa Camara Municipal: Pede o snr. De Franco uma indenização pelo facto de haver no dia 10 de Março occasionado a roptura de uma caldeira na sua fabrica de cerveja o fechamento brusco e sem o prévio e necessário avizo pelos encarregados de nos fornecerem o precioso liquido, que deixaram de um momento para outro em completa falta d'agua, quando é necessário que a população seja avisada para que tome as devidas providencias.
_____________________________________________________________________________

ATTENÇÃO - PHARMACIA SANTA MARIA - Attende a qualquer hora do dia ou da noite.
Dispõe de optimo sortimento de drogas, produtos chimicos e pharmaceuticos.
É A MAIS BARATEIRA - Dirigida pelo seu proprietário -
PHARMACEUTICO MARCILIO A. PENTEADO
_____________________________________________________________________________

O PROGRESSO - N.4-ANO 1 -DOURADO, 15 DE MAIO DE 1919
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário