domingo, 11 de fevereiro de 2018

CASA DOS PAPÉIS-93: CARNAVAL 1.968


COMO FOI O CARNAVAL DOURADENSE - 1968

Como já estava previsto, o carnaval deste ano esteve muito equiparado ao do ano que passou, chegando até a ser melhor.
Isto, porque já é tradicional, em nossa cidade os festejos monísticos, chegando a se tornar uma atração turística, pois grande é o numero de visitantes que aqui comparecem, vindo das mais diferentes cidades, trazendo a lembrança de um carnaval que eles já passaram em nossa cidade, ou então prevendo a fama que ostenta nosso carnaval.
De inicio o carnaval não estava tão animado como no ano anterior, pois não havia as disputas entre "OS COBRAS" e "OS BONS", que animaram consideravelmente o carnaval do ano passado.
Mas, graças a alguns bilhetinhos, "botando fogo" nos blocos, o carnaval douradense ganhou novamente sua animação com as disputas entre "OS BONS" e "OS COBRAS".
Deve salientar-se a participação dos blocos: "ALEGRIA-ALEGRIA", dos "COROAS", e da "SAFRA 68", que juntamente com os demais foliões, animaram o carnaval douradense. 
O DOURADO CLUBE, apresentou-se completamente remodelado, parecendo àqueles que há tempos aqui não vinham, um clube novo, e não aquele velho Dourado Clube dos anos passados.
As quatro noites de carnaval transcorreram num clima normal, sem agitações, graças ao bom trabalho de fiscalização da policia local, e graças também ao espirito esportivo daqueles que aqui vem, pensando somente em se divertir.
No ultimo dia, logo ao entardecer, saiu das proximidades do Dourado Clube o corso, comandado pelo incansável "FLECHA" (ANTONINHO), que já se tornou admirador do nosso carnaval; e é admirado por todos pelo seu espirito carnavalesco. além do "FLECHA" o corso contou com a participação do bloco dos "BONS" e grande numero de foliões, como também o REI e RAINHA DO CARNAVAL.
 
FLECHA, OS POSITIVOS(TANAKA) E O POVO
 
A Prefeitura Municipal também colaborou com o corso, cedendo seus veículos.
O organizador do carnaval de rua foi o Sr. NIVELE DAU, a quem fazemos nossos agradecimentos.
Na ultima noite, foi realizado o concurso de blocos, fantasias individuais, foliões, etc.
As taças e medalhas para o citado concurso, foram gentilmente cedidos pelo Sr. WALDEMAR DOS SANTOS; o troféu ofertado pelo jovem EDSON MACARI, residente em São Paulo.
Os prêmios foram assim distribuídos:
Folião Fracassado: Sr. WALDEMAR DOS SANTOS (Vila Seca).
Ao "FLECHA", foi conferido um troféu, em mostra de sua animação no corso e nas duas noites que aqui passou.
JORGE LUIZ VERNAGLIA (Jundiaí) e MARIA OTILIAS (São Paulo)foram premiados como os maiores animadores individuais do carnaval de 68, e ao nosso ver o premio foi merecidíssimo. Ao JORGE e a MARIA OTILIA os nossos parabéns pelos grandes amigos e foliões que são.
Dr. LÉO DE AZEVEDO (Araraquara) foi premiado como o "Folião Cansado", e seu premio foi uma muleta.
As medalhas foram assim distribuídas:
BLOCO "SAFRA 68" - foliões do futuro
BLOCO "OS BONS" - pela participação no corso
ANGELICA (Araraquara) - Fantasia
TANIA - Animação
ZELÃO e CAROLINA - Casal folião
ANA MARIA - Elegância
CECILIA - Fantasia
REI MOMO
As taças conferidas aos blocos foram assim distribuídas:
COROAS ORIENTAIS - Tradicional
OS BONS - Animação
ALEGRIA-ALEGRIA - Originalidade
OS COBRAS - Luxo
O melhor premio coube ao bloco que melhor se apresentou, portanto estão de parabéns "OS COBRAS".
Devemos salientar a participação dos blocos:
"AS MARGARIDAS", "OS HAVAIANOS", "OS FARAÓS", "EVOLUÇÃO DO CARNAVAL", e outros.
Na matiné os brindes foram assim distribuídos:
MAGDA GIUDICISSI - Princesa Izabel
CRISTINA PANZA - Rainha das Tulipas
BANCO NOVO MUNDO  e SOLANGE - Os Índios
FAMILIA MALHEIRO - Margaridas.
Assim foi nosso carnaval, e assim será através dos anos, pois, nós sempre recebemos os visitantes de braços abertos; e por esse motivo que nosso carnaval é dos melhores.
 
JORNAL DE DOURADO - NUM.264-ANO VI-DOMINGO, 3 DE MARÇO DE 1968
-§§§§§§-
 
ECOS DO CARNAVAL DE 68
 
Dado ao extraordinário sucesso que nestes dois últimos anos vem alcançando o Carnaval nesta cidade de Dourado, novamente vamos fazer um rápido comentário sobre a grande festa de Momo. O Dourado Clube que é o comandante destes festejos nesta cidade, organizou quatro bailes e dois matines dançantes em sua sede social que alcançou retumbante sucesso, tendo ainda promovido o Corso na terça-feira gorda pelas ruas da cidade, que contou com o organizado Sr. NIVELE DAU, com a colaboração da Prefeitura Municipal de Dourado e como o povo em geral. Os sucessos musicais carnavalescos estiveram a cargo do conjunto animador "OS POSITIVOS", que tanto no salão de baile como no Corso pelas ruas , se apresentou magnificamente.
Contando mais uma vez neste ano com o "INDIO" (Sr. Antônio di Santis)tivemos ainda maior relevo nas festividades carnavalescas. O Rei Momo tradicional de nosso Carnaval ( Sr. CLAUDIO TAVANO), esteve presente também em todos os momentos e coube ao mesmo fazer a distribuição das taças, troféus e medalhas aos vencedores pelas melhores fantasias, animação e luxuosidade.
Vários blocos se apresentaram e lindas fantasias desfilaram durantes os Bailes e Corso, numa demonstração eloquente de que o povo douradense ratificou os boletins distribuídos pelo Dourado Clube nas vésperas do Carnaval "MOSTRE QUE VOCE É DOURADENSE PRESTIGIANDO O CARNAVEL DE SUA TERRA".
O Dourado Clube artística e ricamente ornamentado pela equipe DAMIÃO MUNHOZ  e TITO VERNALIA, ficou explendoroso, dando um ar de alegria a todos que ali chegavam.
Foi de fato um Carnaval inesquecível e ainda segundo soubemos a Diretoria do Dourado Clube já pensa em organizar para 1969, algo de maior alcance para elevar cada vez mais o bom nome de DOURADO.
Venham todos, Douradenses e Visitantes passar junto o Carnaval de 1969, que será sem duvida alguma o maior até aqui realizado.
 
JORNAL DE DOURADO-NUM.265-ANO VI-DOMINGO, 10 DE MARÇO DE 1968
 
Em pé da E/D: ZÉ AFONSO, RENÊ MUNHOZ, RUI BERTUCCI, GALVÃO, NEWTON JACOBUCCI, NENÊ DO CARTÓRIO,JOÃO TOLENTINO, CARLOS TUCAIA e EDSON JUSTI.
Agachados da E/D: TONINHO SPERANZA, LUCIANO CARLI, EDSON BOSCHI, MILTINHO MILHARCIX, ANGELO DONATO  e HEITORZINHO PELAES. (Foto:Rui Bertucci)
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário