quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

CASA DOS PAPÉIS-92: O ORIENTADOR Nº4

ÍNTEGRA DO DISCURSO PROFERIDO POR OCASIÃO DA SOLENIDADE DE POSSE DA DIRETORIA ELEITA DO CLUBE DE CONVERSAÇÃO DE INGLÊS.
 
CELENE POLI - ALUNA DA 4ª SÉRIE
 
Em nome da Diretoria eleita empossada do CLUBE DE INGLÊS, agradeço a todos que contribuíram com seu voto, para eleger esta chapa já vitoriosa. Sentimo-nos orgulhosos em continuar com este CLUBE que tem por objetivo único difundir entre todos os alunos o gosto por esta língua tão bela, e proporcionar ao estudante douradense um aprendizado mais sólido e efetivo dessa língua tão útil e tão necessária hoje em dia.
Assim é que o CLUBE DE CONVERSAÇÃO DA CADEIRA DE INGLÊS envidará todos os esforços para que através de reuniões quinzenais, de conferencias, de debates, de filmes, de discos, com Biblioteca especializada, de excursões, de correspondência com os EE.UU. e INGLATERRA, todos possam aproveitar, e muito, no aprendizado da língua inglesa.
É um língua mundialmente conhecida, e é usada em quase todos os países, porisso hoje em dia é considerada uma língua universal.
É por seu intermédio que se entendem as pessoas das mais variadas raças, países e crenças.
Nós sabemos que os norte-americanos estão em contínua ascensão, porisso, para podermos acompanha-los neste progresso, é necessário que conheçamos a sua língua.
Assim prometo em nome desta Diretoria cumprir com o maior prazer, a todos os regulamentos desse CLUBE, e fazer tudo para que o nosso vocabulário de língua inglesa aumente cada vez mais.
 
- §§§§§§-
 
A LÍNGUA INGLESA
 
MOACYR PENTEADO TOLEDO JR. - ALUNO DA 2ª SÉRIE
 
Indagado por alguém se eu gosto de aprender algum idioma estrangeiro, respondi que sim, muito especialmente a língua inglesa.
Não posso esquecer que esse idioma dia a dia vem se tornando um idioma de uso internacional.
O grande progresso dos EE.UU. da América do Norte foi o fator dessa grande propagação do idioma "Shakespeareano".
O cinema sonoro, essa maravilha, uma das grandes conquistas do gênero humano, tem um grande papel na divulgação do conhecimento da língua inglesa entre os povos. O cinema, esse divertimento popular, fez despertar em mim o gosto pela língua inglesa.
E quando entrei para o Ginásio as minhas simpatias se voltaram para o aprendizado do idioma anglo-saxônico.
Se o conhecimento da língua prática nos abre a porta para adquirirmos todo e qualquer outro conhecimento cientifico, o Inglês sendo uma língua falada e escrita pela maioria dos habitantes do Universo, o seu conhecimento nos dá a possibilidade de conhecermos os usos e costumes, as histórias de outros povos que eram ignorados em nossa literatura.
Por isso mesmo, como estou com grande vontade de conhecer algo mais além de nossas fronteiras, com afinco estou estudando a língua inglesa, a qual muito aprecio e espero no término de seu curso ginasial conhece-la com certa profundidade.

-§§§§§§-
 
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O INGLÊS

PEDRO GOMES DA SILVA - ALUNO DA 2ª SÉRIE

Há muito tempo venho ensaiando para exprimir a minha simpatia pela língua inglesa.
Aproveitando o ensejo que nos foi proporcionado tomo a liberdade de exprimir porque gosto da língua inglesa.
Acho que a referida língua, é indiscutivelmente proveitosa a todos os estudantes quer de Ginásios, quer de Colégios, quer de Escolas Normais etc.
Esse idioma de há muito deixou de ser uma língua tão somente falada pelo povo anglo-saxônico e homens de negócios.
O cinema como veiculo extraordinário de propaganda fez com que o idioma de Bernard Shaw se tornasse uma língua propagada em todo o universo.
Óra minha cara mestra, eu como um ser dessa comunidade universal também me interessei, através do cinema, principalmente, de aprender  o idioma Inglês e desde então tomei gosto pelo seu aprendizado.
Não só como espectador do cinema, mas, como um estudante do curso secundário, é que gôsto de aprender esse idioma me veio.
Acho que para se aprender com base a história de um país, necessário se torna conhecermos seus grande homens. através de suas obras escritas no idioma de sua pátria.
As traduções muitas vezes são feitas apressadamente, com finalidade puramente comercial, e assim não podemos confiar demasiadamente nelas.
Dai uma outra razão por que foi que eu gostei, ou melhor, tomei gosto pelo idioma das Ilhas Britânicas. Aprecio ler as obras dos grandes escritores no seu próprio texto, e para isso necessário se torna que eu aprenda bem a língua inglesa, do que, de fato, estou gostando muito.

-§§§§§§-
 
O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO NA GRÃ-BRETANHA

MARCOS MARQUES COSTA - ALUNO DA 3ª SÉRIE

Bede foi o pai da história inglesa e o Rei Alfredo traduziu Bede do latim para o inglês.
Em Wantage a primeira "Public School" foi por ele fundada, para ensinar os filhos dos nobres e então prepara-los para os serviços públicos.
É muito difícil sabermos quem falava inglês ou francês nos tempos medievais, na Grã-Bretanha.
Certamente as classes dirigentes falavam o francês.
Vida medieval significava vida corporativa no feudo, no comércio, na Universidade.
Assim desenvolveu-se o grande espirito do ensino acima de tudo.
Nesse século os frades viviam entre o povo, a pregar, como fizeram muito depois os puritanos.
Começou a fundação de colégios que até hoje existem em grande numero. Grandes vultos apareceram como os Drs. Birkbek e Arnold, mais tarde o famoso William Forster.
Desde 1888 é que existem os Conselhos Municipais, e finalmente em 1918 Mr. Fisher, o mais famoso de todos os Presidentes do Conselho de Educação, empreendeu uma série de importantíssimas reformas e tornou a instrução obrigatória, sem exceções, até a idade de quatorze anos.

-§§§§§§-
 
CHARLESTON

DARCY DONATO NUCCI - ALUNO DA 4ª SÉRIE

Picturesque and exótico, the city of Charleston, South Carolina, exercises a fascination on its inhabitants, that amounts to a cult.
Na excelente seaport, Charleston had to defend itself against the Spanish, the French, the Bristih  and of course, the Union forces. Ricé originally made Charleston. It brought prosperity to the planters and dictated their policies. Few social circles anywhere have been more jealously guarded than that of the descendants of the planter.

-§§§§§§-
 
MANCHESTER

EDSON JOSÉ BORSETTI - ALUNO DA 4ª SÉRIE

Manchesteris a city in England. Manchester is a famous industrial city in England. It is one of the most important cities in the world.
There are a lot of factories im Manchester. Mem and women work in those factories. Manchester is the chief industrial city in England.

-§§§§§§-

O ORIENTADOR-Nº4-ANO II-DOURADO, 15 DE SETEMBRO DE 1956
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário