segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

CASA DOS PAPÉIS-77: O ORIENTADOR Nº3


QUAIS OS MOTIVOS DA ADOLESCÊNCIA QUE POSSAM SER APROVEITADOS NOS TRABALHOS MANUAIS?
Profª. MARIA ALICE RODRIGUES PEREIRA
Catedrática de Trabalhos Manuais e Economia Doméstica
 
A inclusão dos TRABALHOS MANUAIS no currículo escolar está ligado ao movimento de ideias do chamado realismo pedagógico, isto é, ao movimento que teve em vista aproximar a escola da vida. Esse foi o primeiro esboço da defesa dos Trabalhos Manuais, no sentido de eleva-lo  da condição servil, da condição de inferioridade a que estava reduzido, influenciado pelas ideias igualitárias da época. A analise através da história enumera as diferentes fases porque passaram os Trabalhos Manuais até os nossos dias.
Todos os Educadores Novistas afirmam, que a presença dos Trabalhos Manuais nas escolas é o marco que separa e caracteriza as novas ideias. O fim principal da Escola Nova consiste transformar o habito de pensar empiricamente, no habito de pensar logicamente. Sabe-se que Trabalhos Manuais consistem numa das matérias que mais de perto são impulsionadas pelos processos psíquicos. A importância do impulso ativo na educação do homem embora constatada não foi até hoje suficientemente aproveitada. Isto porque só há o aproveitamento eficiente desses impulsos quando eles são conhecidos. Sabe-se de antemão, que a atividade é quase sempre suscitada pela necessidade que nada mais é do que o "motivo".
Motivar é atender aos interesses dos adolescentes. Mas, quais são os motivos da adolescência que devem ser aproveitados? Todos os motivos da adolescência devem ser aproveitados, porque Trabalhos Manuais sendo matéria de currículo do curso secundário tem obrigação de fornecer incentivos para os alunos. Enumerar aqui toda a Psicologia da Adolescência já estudada seria desvirtuar o sentido a que nos propomos. Basta que se saiba que esta idade é a época por excelência onde a responsabilidade do mestre se concentra em plasmar a personalidade.-
Para isso é preciso conhecer quais os impulsos que se manifestam no adolescente em tal idade e a que trabalho manual corresponde. A compreensão dos motivos próprios da adolescência no seu exato aparecimento e a maneira melhor de ser aproveitado por meio dos Trabalhos Manuais precisa ser constatado. Não se limita a isso o problema. Segundo a Psicologia de Wundt que afirma que toda vida é atividade, ideia essa repetida por Natorp, que diz ser o desenvolvimento autônomo do espirito melhor realizado na comunidade viva, pode-se dizer que a aprendizagem também é a atividade do trabalho em comunidade.
Neste caso é à Psicologia Social que devemos recorrer para analisar eficientemente os motivos da adolescência, que devem ser estudados em relação ao ambiente em que estão. Seria o estudo feito por Mira y Lopes da adolescência do camponês, pubente industrial, intelectual, do citadino, etc., observando-se concomitantemente os trabalhos, que o meio oferece como motivos para despertar o interesse. Eficiente seria analisar a atração que exercem certos centros urbanos, nos habitantes do subúrbio - os motivos neste caso modificam-se notavelmente e o trabalhos manuais que interessam são outros. Poderia haver também a atualização da matéria no tempo, recorrendo-se para isso à Pesquisa e à História.
Mas, quem poderia fazer isso? O aluno que, por vocação traz dentro de si a relação exata de cada impulso e o trabalho correspondente. Si não é possível obter isso do próprio adolescente, resta buscar no adulto, que abraçou à carreira levado pelo ideal de ensinar Trabalhos Manuais. é inútil querer estabelecer paralelos, porque o material mais fácil, seguro e eficiente é a auto-analise da vocação, sobretudo quando já se tem cultura capaz de fazer auto-crítica. Neste caso basta apenas o incentivo para que se obtenha o material que se quer pronto para ser burilado.
Cabe ao Professor de Trabalhos Manuais a árdua tarefa de conhecer o material com que vai trabalhar muito mais do que qualquer outro professor. Falta-lhe a Didática e a Metodologia Especializada, a Pedagogia Especializada como meios para aplicar os seus conhecimentos. Para suprir esta falta precisa ser este professor de grande cultura, capaz de cativar e prender a atenção dos adolescentes sem a supremacia da nota, sem a ameaça das faltas, apenas cingindo-se ao valor do trabalho em si.-

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A LINGUA INGLESA
 Quando terminei o Curso Primário eu nem de longe sonhava que daí a algum tempo iria aprender
  inglês.
Na primeira Série Ginasial entraram novas matérias que eu não conhecia até então, porém não estranhei muito pois já tinha ouvido falar do Francês, Latim, etc.
Mas o assunto não ficou só nisso pois quando passei para a segunda Série, entrou no rol de nossos estudos, o Inglês. A principio achei o Inglês uma língua até certo ponto gozada e até me ri de muitas palavras dessa língua.
Hoje porem eu acho que o Inglês é uma das matérias mais fáceis dos Ginásio, fácil no sentido do método adotado. Agora não é mais como antigamente quando se adotava o método dedutivo, pois o aluno vendo que o professor dava a tradução das lições, não se incomodava em estudar.
Agora com o método indutivo, o aluno sente curiosidade em saber o que está escrito no papel, e esta curiosidade lhe é satisfeita por intermédio de cartazes ilustrados, figuras, gestos, e até mesmo, através do cinema.
JOSÉ AUGUSTO ARAUJO
2ª Série Ginasial 
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RENDAS DA ANTIGUIDADE
Sou aluna do Ginásio Estadual "Dr. Salles Junior". Meu nome é IZA PEREIRA MIRANDA, estou na 1ª Série. A minha professora de Trabalhos Manuais D. Maria Alice R. Pereira pediu-me que escrevesse um trechinho falando das Rendas da Antiguidade.
Na minha opinião acho que a renda tem muita serventia. Quem poderá negar o encantamento que despertam em todo o mundo os véus e mantilhas em tule ou gaze colorida e rendas, fazendo-nos pensar em plumas, flocos de neve, neblina, pássaros, bailados, etc.
Imaginemos um alvo jabô de legitima renda "Chantilly" sobre um costume de veludo negro, fazendo-lhe conjunto uma joia antiga, uma rosácea de filigrama com um brilhante. Qual admiraremos mais entre as duas joias de tão delicado e caprichoso valor, a de linho ou a de ouro?
Muitos ficariam em duvida. Todavia, ambas podem ser consideradas irmãs devendo, por isso, andar juntas, sempre que possível.
Ah! que deliciosas essas famosas rendas de Veneza, Alençon, Bruxelas... Quanto fascínio têm exercido neste mundo através dos séculos, seja adornando decotes, ombros de bels mulheres, meigas cabeças de comungantes, vestidos de noivas, ou luxuosos vestuários e místicos paramentos.
 Nessa época as rendas não eram usadas somente em roupas de crianças e de senhoras, mas também usava-se a renda para fazer jogos de cama e de mesa.
Isabel da Inglaterra, a "Rainha Virgem", era uma grande afeiçoada das rendas. Foi uma das mulheres que mais cuidaram do embelezamento e suntuosidade do trono. As suas golas rendadas eram as mais altas e volumosas da Europa.
Em todos os seus retratos a rainha ostenta valiosíssimas rendas em golas, punhos, aventais e véus.
Não é possível determinar a antiguidade na renda, sei que existem inúmeras há muitos anos.
Satisfazendo a vontade de minha professora aqui está o trecho que prometi.
IZA PEREIRA MIRANDA
1ª Série Ginasial
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O QUE ACHO DA LINGUA INGLESA
No meu modo de pensar, a língua Inglesa é a mais bela do mundo, devido ao seu rico vocabulário e à sua belíssima pronuncia.
Como fico maravilhada ao ver uma pessoa falar o Inglês corretamente.
Lembramo-nos do grande escritor inglês, Shakespeare, de suas belíssimas obras, e de outros ingleses, cujas obras nos empolgam ao expressar seu sentimentos.
Há um pensamento que diz:  - "Uma pessoa que fala duas línguas, vale por duas".
Gostaria imensamente de valer por duas pessoas, aprendendo a falar o Inglês.
Tenho certeza de que se soubermos aproveitar deveras as aulas de nossa professora d. FREDA, sairemos do Ginásio com uma boa base de Inglês.
Sou grande admiradora da língua Inglesa.
MARIA ANGELA CARDILLO
2ª Série Ginasial
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DESCRIÇÃO: O FILME QUE ASSISTI
A professora de Trabalhos Manuais e Economia Doméstica, para elucidar o ponto sobre madeira, passou um filme. Este foi muito bom e aprendemos muita cousa. Gostei muito da ideia da D. MARIA ALICE R. PEREIRA, porque vimos que a madeira mais leve que a água é transportada pela correnteza do rio; depois observamos o modo de se lavar a madeira e como tirar a casca. Para descascar, a madeira tinha que passar por um túnel, com jatos de água sob pressão. Se na primeira  vez não tirasse toda casca, as toras tornavam a passar pelo túnel.
Finalmente a madeira era cortada em pranchas e estas colocadas em navios cargueiros que as levariam para todas as partes do mundo.
O filme enfim foi muito instrutivo
MARIA DE LOURDES ASSUAD
Aluna da 2ª Série
Dourado, 3 de Junho de 1955
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 ATIVIDADES DA CADEIRA DE TRABALHOS MANUAIS E ECONOMIA DOMÉSTICA
1955
 
18 - Sessão de Cinema levando a fita "Ajudando os Professores a entender os alunos como contribuição à Orientação Educacional - 25/8/55
19 - Foram entregues para o Centro de Orientação Educacional e Profissional (à 05/9/55):
       1 - um fichário completo dos alunos;
       2 - relação dos artigos sobre orientação profissional; e
       3 - gráficos estatísticos sobre as notas dos alunos da 1ª prova parcial.
20 - Inauguração oficial da estante para a Biblioteca do Ginásio no dia 28/9/55, iniciando-se o empréstimo de livros para os alunos, feito pela Cadeira de Trabalhos Manuais.
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QUADRO DE HONRA DO MÊS DE AGOSTO
 
1ª Série
             Em 1º lugar - MARIA CECILIA MACARI......................................................- com 8,88
             Em 2º lugar - IZA PEREIRA MIRANDA........................................................- com 8,22
             Em 3º lugar - SANDRA PINHANELLI...........................................................- com 8,11
4ª Série
             Em 1º lugar - MARIA APARECIDA VALENTE.............................................- com 8,77


O ORIENTADOR-Nº3-ANO I-DOURADO, 25 DE SETEMBRO DE 1955
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS











 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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