quinta-feira, 23 de novembro de 2017

CASA DOS PAPÉIS-75: HEBDOMADÁRIO DOURADENSE - III




VEXILLO
PERIODICO - IMPARCIAL
E.S.PAULO           PUBLICA-SE AS QUARTAS E AOS SABBADOS           BRAZIL
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
ANNO 3  ASSIGNATURA  Proprietário-NESCLAR DE CARVALHO  SECCÃO LIVRE   N.220
                 ANO......10$000   DOURADO, 6 DE SETEMBRO DE 1911   LINHA      $200
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
GRUPO ESCOLAR
Obedecendo rigorosamente ao programma de ante-mão traçado e publicado por esta folha, realisou-se sabbado ultimo no grupo escolar desta cidade, sob a direcção do professor JOSÉ DE SALLES a sympathica e útil festa das Arvores.
Não pretendemos descrevel-a minuciosamente e nem é necessário o fazer, que tem assistido as festas escolares no nosso grupo, sabem perfeitamente o que ellas são, e a actual não foi nada inferior às anteriores. 
---
Por decreto de 30 de agosto próximo passado foi removida do município de Mogy das Cruzes pra o grupo escolar desta cidade como substituta efectiva, regendo a classe vaga, a professora d. BENEDICTA PRESCILIANA.
---
Esteve alguns enfermo, o sympathico professor do nosso grupo, sr. VICTOR MIGUEL ROMANO, que felizmente já se acha quase de todo restabelecido. 
-§§§§§§-
Impressos perfeitos, nesta typographia
-§§§§§§-
 
Domingo ultimo o súbito hespanhol ADOLPHO DIZ resolveu demonstrar as suas aptidões de pião, montando num fogoso cavallo não domado.
O ponto escolhido para a exibição, foi a parte baixa do largo, onde o cavallo aos pinotes, punha em serio perigo os transeuntes e creanças alli habitantes.
Depois de longa serie de corridas e saltos, o cavallo levou uma queda na qual arrastou o cavalleiro.
Ambos sahiram bastante machucados, principalmente o cavalleiro, que ficou prostrado, sem sentidos, por alguns minutos.
Diversos populares prestaram-lhes os primeiros soccorros.
Um grupo, exaltado, commentava o facto acremente por não se achar presente a auctoridade competente para fazer cessar a imprudência criminosa do cavalleiro, prevista pelo Código.
Ahi ficou descripto, de accordo com as informações que nos prestou testemunha occular, o facto de domingo, que poz em polvorosa os pacatos habitantes de Dourado, na parte já mencionada.
-§§§§§§-
O Vinho Creosotado do pharmacêutico Silveira é conhecido há muitos annos como poderoso medicamento. 
-§§§§§§-
 
CÃES SOLTOS
Sabbado ultimo, quando o sr. ALONSO LEITE DE ALMEIDA, passava em pleno dia, a cavallo, em frente ao HOTEL GUIDUGLI, foi inopinadamente aggredido, por um cão, que atirou-se às ancas do animal, este espantando-se, quasi cuspiu da sella o cavalleiro.
Sobre a inconveniência de cães soltos nas ruas da cidade, há pouco fizemos uma uma observação, a qual não foi attendida. 
Diariamente temos ouvidos reclamações, esperamos, porem, que seja dada uma providencia a respeito para que ellas jamais se repitam.
---
Sabbado e domingo o AU BIJOU SALON deu espectaculos
A primeira parte do de sabbado, não esteve lá muito boa, mas a segunda e o segundo espectaculo, agradaram regularmente. 
---
Regressou há dias, da Europa, onde esteve durante alguns mezes em recreio, o dr. MAXIMILIANO REZENDE, abastado fazendeiro e distincto cavalheiro residente neste município.
 - Apresentamos ao illustre viajante as boas vindas.
---
Ao que parece, não passará de amanhã sem commemoração a data que relembra um dos mais gloriosos factos da Historia Nacional. 
A banda musical LYRA DOURADENSE tocará ao amanhecer, pelas ruas da cidade.
Devemos esta pequena commemoração ao patriotismo da Camara que em uma das suas ultimas sessões resolveu subvencionar a banda com a condição della tocar nos dias de festa nacional e em alguns domingos de cada mez, à tarde, no coreto do largo. 
---
Ao contrario do que se annunciou, a companhia damatica não appareceu sabbado ultimo.
Ouvimos, que esta semana ella fará a sua estréa no SALÃO GRASSI.
-§§§§§§-
 
COMPANHIA FORÇA E LUZ DE BROTAS
Estando próxima a innauguração dos serviços dessa Companhia nesta cidade desde já ella recebe pedidos para installações de luz em casas particulares. O preço estabelecido é o de 15$000.
O sr. MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO é o encarregado da Companhia nesta cidade, da gerencia de seus serviços.
IDYLLIO MARQUES
Presidente da Companhia Força e Luz de Brotas  
---
Installação de luz electrica
A Companhia Força e Luz, no intuito de facilitar a installação particular resolveu devolver ao inquilino que haja feito installação em prédio alheio, a importância paga, quando mudar a residência e o proprietário do prédio recusar-se a indemnisal-o da despesa feita com a installação. 
Dourado, Setembro de 1911
MAXIMILIANO SAMPAIO
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS/MANOEL CARDOSO DOS SANTOS Fº(manelito)












Nenhum comentário:

Postar um comentário