terça-feira, 10 de outubro de 2017

CASA DOS PAPÉIS-65: NOTAS ESPORTIVAS 7


CRÔNICA ESPORTIVA
 
A.A.PALMEIRAS de JAHÚ VS. C.E.F.DOURADENSE
 
13 DE JANEIRO DE 1932
 
Formidável vitória do "Ferroviário" sobre o "Palmeiras" de Jaú
Notas sobre o encontro
5 X 0
É esta a belíssima e singular vitória alcançada pelo ótimo e valoroso conjunto do 1º quadro do "Ferroviário", contra igual elemento do "Palmeiras", de Jaú, no campo deste ultimo.
É de se pasmar diante de tal contagem; resultado do encontro com um quadro tão forte e homogêneo como, com toda justiça é conhecido nestas redondezas o nosso antagonista, de domingo ultimo.
Nunca se ouvira falar de um resultado do mais feliz e expressivo do que esse que os Onze do Ferroviário conseguiu obter para as suas cores.
Resultado feliz por todos os motivos.
Feliz, dizemos, principalmente, pela maneira digna com que foi desenvolvido o jogo que se caracterizou pela sua disciplina e harmonia, graças ao gráo de educação elevada dos distintos moços do "Palmeiras".
Concorreu igualmente para tão honrosa finalidade os nossos bravos e heróis jogadores que para o orgulho também são dotados de tais requisitos de civilidade.
A essas excepcionais qualidades dos jogadores salienta-se as do excêntrico Juiz que, com proverbial maestria soube manter o jogo do começo ao fim, numa atmosfera da mais perfeita e mutua cordialidade e simpatia.
À esse digno cavalheiro de fino trato, hipotecamos os nossos melhores agradecimentos pela sua impeccável conduta.
Completou a nossa triunfante tarde esportiva em Jaú, a significativa vitória do 2º quadro do "Ferroviário" que, com toda bravura e valor soube sobrepujar os seus destemidos adversários com a superioridade de contagem de 3X2.
É digna também de elogios a maneira fidalga por que se portaram em campo os 22 jogadores desses dois quadros.
O Juiz dessa peleja nada deixou a desejar, tendo se conduzido com imparcialidade criteriosa, sendo por isso merecedor dos nossos agradecimentos.
Passemos agora a registrar como foi a hospedagem da caravana Douradense na bela cidade de Jaú.
Partiu ela de Dourado às 11 horas, em trem especial composto de 2 carros.
Como que, prenunciando a vitória, a nossa delegação esportiva era vivamente aclamada em todas as estações por onde passava o comboio. Prova indestrutível da estima e admiração que esses nossos visinhos devotam aos ferroviários.
O trem especial entrou na gare da Douradense, em Jaú, precisamente às 14 horas.
Ali, uma comissão composta dos diretores do "Palmeiras" e de elementos de destaque da sociedade jauense, aguardava a chegada da nossa delegação que foi logo após as saudações, conduzida de automóvel para a sede da Associação Atlética Palmeiras.
Após alguns minutos de descanso, dirigiram nossos jogadores para o campo da luta. A's 15,30 horas, teve inicio a peleja entre os segundos quadros, durante a qual se verificou de parte a parte, lances verdadeiramente sensacionais destacadamente o guardião Povineli, que deixou a assistência maravilhada.
Os pontos do "Ferroviários" foram conquistados por Fantini, Cunha e Benjamin.
- = -
A's 17,30 horas, entra em campo os garbosos jogadores dos primeiros quadros, e às 17,35 horas o juiz dá o apito inicial da pugna.
A enorme e seleta assistência começa desde logo a fremir. A qualquer feito dos jogadores de ambos os lados explodia-se em entusiásticas aclamações.
Apesar de forte pressão que ofereciam os nossos bravos contendores, o primeiro ponto coube aos ferroviários que foi marcado aos doze minutos de luta.
Depois disso, o jogo toma maior incremento e nota-se então, o interesse dos jogadores em conquistar pontos às suas cores. Tendo os do "Ferroviário", vazado mais uma vez a meta adversaria, a primeira fase do jogo é terminada pela contagem de 2X0.
No segundo tempo o jogo começa com a mesmo entusiasmo e ardor. Os nossos adversários dão mostra do seu alto valor técnico, tudo fazendo para abrir também a sua contagem, mas os nossos estão alertas e cada vez mais animados em levar de vencida a batalha.
Não obstante as várias tentativas a nossa defesa que está ótima consegue anular as investidas dos atacantes.
Zelão que está em seu dia, faz defezas admiráveis.
O jogo continua sempre, até o fim, com a mesma animação, porém, só os "Ferroviários" conseguem vantagem obtendo mais 3 pontos findo os quaes e terminada a luta com o score de 5X0 a nosso favor, cujos pontos foram conquistados por: Capilé 2, Claudio 2 e Faila 1.
Do nosso quadro não há elementos a se destacar, pois todos jogaram admiravelmente.
Conforme já ficou dito, é digno de registro a maneira delicada e cortez de todos os jogadores e da distinta assistência do "Palmeiras" para com o nosso pessoal.
A Diretoria da Associação Atlética Palmeiras é composta dos seguintes senhores: Presidente, Emilio Rossi; Vice-Presidente, Felício Di Chiachio; 1º Secretário, Luciano Delfino; 2º Secretário, Pedro Migliorini; 1º Tesoureiro, Virgilio Montovanelli e 2º Tesoureiro, Messias Roseto.
Estes distintos cavalheiros foram de uma amabilidade e gentileza extraordinárias para com os representantes do Clube Esportivo Ferroviário Douradense, não os abandonando um instante siquer desde a sua chegada até a hora da partida do especial de regresso para Dourado, o que deixou os Douradenses verdadeiramente cativos.
Sobre este mesmo jogo a "Gazeta Esportiva" de São Paulo,  de 11 do corrente, deu uma noticia muito lisonjeira para nós, pelo que aproveitamos da oportunidade para deixar aqui consignados os nossos agradecimentos àquella folha.     R.

C.E.F.DOURADENSE
JOSÉ
FATTORI - CANELLA
BARDI - BLUNDE - MELLÃO
NITO - PRESTES - CLAUDIO - CAPILÉ - FAILLA
 

 
 
 


CURIOSIDADE: O trem saiu de Dourado às 11,00hs e chegou em Jaú às 14,00hs, portanto 3 horas de viagens. O trajeto de Dourado/Jaú na época passava em 14 estações, num total de 98 Kms (98,573m), que eram: DOURADO-VILA SANTA CLARA-TRABIJÚ-MAJOR NOVAES-PEDRO ALEXANDRINO-BOCAINA-IZAR-POSTO RANGEL-MORAIS BARROS-MARAMBAIA-ITAPUÍ-JOSUÉ PRADO-PACHECO-JAÚ.
 
 Jornal "A UNIÃO"-Nº15-ANO I-DOURADO, 16 DE JANEIRO DE 1932
 Cópia do programa - RUDYNEI FATTORE

Nenhum comentário:

Postar um comentário