segunda-feira, 18 de setembro de 2017

CASA DOS PAPÉIS-61: HEBDOMADÁRIO DOURADENSE - I


O DOURADENSE - Orgam independente, dedicado aos interesses locaes
"S.PAULO" - DOURADO-SABBADO, 20 DE FEVEREIRO DE 1904 - "BRAZIL"
Proprietário - FELICIO S. RACY -<<(o)>>- Collaboradores diversos
ANNO I - "O Douradense" publica-se aos sabbados - NUM.7 

 
ELEIÇÃO
De accordo com determinação da lei vigente, teve lugar no dia 15 do corrente a eleição para Presidente e Vice-presidente do Estado e bem assim de um Vereador à Camara Municipal.
O partido governista desta localidade teve o prazer de ver ainda uma vez, reunidos seus auxiliares, sempre promptos ao toque de chamada, e virem dar seu voto - o acto mais nobre da vida do cidadão - para a realisação da elegibilidade dos seus primeiros representantes. E assim foi que o partido governista desta villa, sob a direcção dos imminentes cidadãos: Coronel José de Arruda Penteado, Tenente Coronel Francisco Martins Bonilha, Major Domingos Alves de Lima, Elizeu Jacobucci e José Lopes dos Santos, que, dignamente, fazem parte do Directorio Governista, obtiveram, para os candidatos indicados, - presidente e vice-presidente 107 votos; vereador 105votos.
Em virtude desta victoria houve um lauto jantar offerecido ao eleitorado e à noite a banda "Brasileira" regida pelo hábil professor Sebastião Adão sahiu em passeata, visitando os membros do directorio e pessoas gradas, influencias politicas e sociaes.  
O "Douradense", se bem que não seja politico, congratula-se pela harmonia que reinou entre o povo e levanta bravo enthusiastico ao eleitorado independente da villa de Dourado.
-o-
A PEDIDOS
 
COMPANHIA AGRICOLA DE DOURADO
Convido aos Snrs. accionistas para comparecerem em assembleia geral no dia 21 do corrente, ao meio dia, no escriptorio desta Companhia.
De accordo com os estatutos terão de tomar conhecimento do relatório da administração e parecer do conselho fiscal referentes ao anno findo, eleger os membros da directoria, conselho fiscal e seus supplentes. 
Dourado, 1 de Fevereiro de 1904.
O Presidente Cyro M. Resende.
-o-
Colonos
Na Fazenda Santa Calara, deste Município, precisa-se de famílias de colonos para a próxima colheita do café; desde já, porem, dá-se-lhes serviço de camaradas ou de empreiteiros.
-o-
Arroz
Compra-se qualquer quantidade em casca: faz-se também negocio sobre o da próxima colheita.
Os vendedores deverão procurar o Se. Manoel Negrão, Fazenda Santa Clara, deste Município.-
  -o-
AULA DE CANTO
Aos srs. Paes de Família e Ex.ªs Senhoras
O professor SILVIO GONZAGA, tencionando formar uma orchestra para actos religiosos e concertos de salão, convida, desde já, aos srs. paes de família que tenham meninas e bem assim às Senhoras que queiram dedicar-se ao Canto Sacro, virem intender-se com o mesmo, afim de, combinados, dar começo às lições, que tornam-se precisas algum tempo antes aos ensaios da orchestra.
Dourado, 12 de Fevereiro de 1904.
-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-
LIVRO DE OURO
Pagaram as suas respectivas assignaturas os illustres Cidadãos Cel. Francisco Martins Bonilha, José Renaldo e Luiz Teixeira Pinto. Os nossos agradecimentos. 
---
No dia 17 deste festejou o seu annniversario a Senhorita D. Eliza de Araújo filha do nosso estimado amigo Sr. Alfredo A. de Araújo. A Ex.ª Senhorita damos os parabéns, e desejamos lhe longa vida e felicidades.
---
Seguiu, há dias ao Jahú o nosso particular amigo, sr. cap. Calmelio Caldas, digno Intendente Municipal. Feliz viageme breve regresso, são os nossos desejos.
-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-
 
O SORRISO DE
DESGOSTO
 
Qual n'um dia d'inverno nebuloso,
Si algum raio do sol as nuvens fende,
Se apaga o seu clarão, nem bem accende,
E mais o céo parece tenebroso.
 
Assim si algum sorriso duvidoso,
Acaso de meus lábios se desprende,
Os traços de meu rosto mal distende,
E mais fica o semblante pesaroso.
 
E em troco do sorriso da ventura,
Nem sequer outurgada foi-me o pranto,
O pranto, que é o riso da amargura.
 
Para mim o chorar teria encanto,
Talvez mescado fosse de ternura,
Talvez meu dissabor não fosse tanto!
 
UM POETA                      1847
-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-
 
 

 
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS/MANOEL CARDOSO DOS SANTOS FILHO(Manelito)
 
 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário