quarta-feira, 24 de maio de 2017

CASA DOS PAPÉIS-28: NOTAS ESPORTIVAS 3


 
ATHLETICO CLUB DE DOURADO                                   
EM  RIBEIRÃO BONITO - 1916
 
Com uma bellissima tarde e uma assistência selecta e numerosa, realizaram-se domingo passado no campo do "Ribeirão Bonito", conforme noticiamos, dois "matchs" de "foot-ball", entre os 1ºs e 2ºs "teams" do nosso SPORT CLUB e os do ATHLETICO CLUB DE DOURADO.
A's 3 horas, acompanhados da banda feminina "Regente Feijó" e da "Italo Brasileira" local, que muito concorreram para o brilhantismo com que se realisou a festa sportiva beneficiente, os nossos hospedes, já uniformizados, desceram para o campo.
Logo a seguir teve inicio o jogo dos 2ºs teams, que deu em resultado um empate de 0 a 0.
Terminado esse "match", entraram em campo as duas primeiras equipes, acompanhadas pelo sr. Jacob Milharcix que, tendo agido correctamente como referee no match dos 2ºs teams, fora escolhido para igual cargo, posto de confiança no match dos 1ºs.
Nós que nutríamos alguma esperança em nosso 1º team, sabendo-o, a ultima hora, desfalcado de treis de seus bons elementos, ficamos apavorados e desanimamos.
Faltava o goal-keeper, o nosso conhecido Nenê Alves, que adoecera na véspera. Faltavam mais um half-back e um forward que foram substituídos por jogadores do 2º team. A sova seria inevitável, pensamos nós, e muito resignados nos dispuzemos para assistil-a.
Assim, porém, não aconteceu. Os nossos jogadores portaram-se muito bem. Desenvolveram um jogo rápido e uma combinação segura, esqueceram-se dos driblings tão prejudicaes ao jogo e obtiveram a merecida recompensa de seus esforços.
Nossa previsão foi desmentida e a victoria coube ao nosso Sport Club Ribeirão Bonito, pelo score de 4 a 1. 
Momentos depois de iniciado o jogo, Fioravanti aproveitando uma rebatida em falso de um dos back de Dourado, chuta forte, com precisão e rapidez, marcando o primeiro goal para Rib. Bonito.
Logo a seguir, registra-se um corner contra os Douradenses.
A bola, magnificamente batida por J. Prado, vem ter à cabeça de nosso center-half e pela segunda vez vara o goal adversário.
Já estava quasi a terminar o 1º tempo quando Fioravanti, a poucas jardas do goal adversário com muita calma e sem ambição, faz um magnifico passe ao nosso center-half que ainda mais uma vez vasa o goal dos Douradenses.
Assim terminou o primeiro half-time.
Os nossos vizinhos pareciam ressentir-se de falta de training. A sua linha de forwards jogou desorientadamente, sem a menor combinação e muita preocupada com a defeza, o que nos parece péssima tática.
Alem do mais, o vento que soprou forte durante o 1º tempo e a falta de habito de jogar em campo grammado, tudo concorreu para o insucesso dos Douradenses.
Após o descanço regulamentar, o juiz deu inicio ao 2º half-time. Durante esta segunda parte do jogo, registraram-se mais dois goals. Luisinho, back do Ribeirão Bonito, querendo interceptar com a cabeça, uma bola shootada de longe, o faz com tanta infelicidade que a envia para o seu próprio goal, marcando assim o único goal para os Douradenses.
Finalmente, Zezé, quasi ao terminar o jogo, aproveitando um bom centro vindo da direita, marca o 4º e ultimo goal para o Ribeirão Bonito.
Do Athletico C. Douradense destacaremos, e, 1º logar o center-half, optimo foot-baller, ágil, firme e delicado. Em 2º plano salientaremos um dos backs e extrema direita.
Do Ribeirão Bonito, com umas duas excepções, todos jogaram bem. Mereceu, porem, especial menção, Fioravanti, Luisinho e Leoni.
Quanto ao juiz, só teríamos louvores a tecer-lhe, apezar de alguns senões inevitáveis, se não fora um penalty mal forjado, quasi no final do jogo, o que veio nublar, em parte, a bôa harmonia e camaradagem que reinou durante todo o jogo. Felizmente que os sportmam de Dourado não quizeram aceitar o goal de favor e, muito propositalmente bateram para fora do goal o penalty arranjado a ultima hora.
Após o match, os nossos hospedes recolheram-se ao Hotel D'Oeste, onde lhes foi servido um modesto jantar. Por essa occasião, falou, em nome do Ribeirão Bonito, o sr. Justiniano Alves Delfino, sendo a saudação respondida pelo sr. Aristóteles Rocha, em nome do Athletico Douradense.  

CORREIO D'OESTE-NUM.109-ANNO II-Ribeirão Bonito, 12 de Julho de 1916.
Gentileza do Sr. ANTONIO ALICIO SIMÕES.
Reportagem do jogo da volta, retribuindo a visita que foi feita em Dourado em Outubro de 1915, jogo este com publicação em Notas Esportivas, neste blog(Nº02), em 09/03/2017.



 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário